Newsletter nº 4

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CHAMUSCA

dress girl

Entre 16 e 19 de novembro realizaram-se sessões de sensibilização dinamizadas pela ONGD/M Graal sobre o papel das ONGs e o projeto NAMORArte+, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, dirigidas a alunos do 9º ano e secundário. Estas sessões tiveram  uma avaliação muito positiva por parte dos alunos, tendo a turma B do 10º ano sido muito participativa e manifestado vontade de participar em projetos de solidariedade. Na sequência deste interesse foi feito um convite à Dra Rosarinho Salavessa, da ONGD Dress a Girl Around the World, que se deslocou à escola, no dia 25 de novembro, para apresentar o projeto aos alunos das turma B do 10º e 12º anos e disponibilizar os tecidos para a confeção de vestidosAté ao momento já foram entregues 13 vestidos confecionados por alunos/famílias do 9º A, 10º B e 12º B, uma docente e  elementos da comunidade local.

eqavet

Realizou-se no dia 10 de fevereiro a visita de verificação de conformidade EQAVET.

Aguardamos o Relatório de avaliação que será publicado 30 dias após a data da Visita.

O AEC continua a apostar no desenvolvimento de projetos em colaboração com os parceiros locais, com o objetivo de reforçar as competências previstas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória , melhorar a qualidade das aprendizagens e promover  a inserção na sociedade com autonomia , responsabilidade, criatividade e espírito solidário . No dia 24 de fevereiro realizou-se um encontro on-line, com elementos da Direção do Observatório da Paisagem da Charneca , elementos da Direção do Agrupamento e a equipa pedagógica do curso profissional de Multimédia para discutir ideias / propostas para a elaboração de projetos que valorizem o património material e imaterial do concelho e contribuam para dar visibilidade aos conhecimentos dos alunos nomeadamente, os adquiridos nas disciplinas da Formação Técnica.

A decorrer, entre os dias 24 de fev a 15 de março

workshops sobre “Reciclagem criativa – da sustentabilidade à economia circular”

no âmbito do Eco Escolas Chamusca em articulação com a Biblioteca Escolar.

A reunião online do conselho eco escolas está agendada para 26 de fevereiro às 11h,

decorrendo através de videoconferência do Meet.

Ensino Profissional

Bombeiros Voluntários da Chamusca oferecem portátil de alta performance para o tipo de ensino de Multimédia.

Alunos do curso de multimédia a pedido da Câmara Municipal da Chamusca, desenvolveram calendários de mesa. Estes calendários encontram-se disponíveis para venda. Apesar do ensino à distância os alunos de Multimédia continuam a trabalhar no terreno fotografando o espaço solidário ‘ A Botica’.

Imagem2

Chamusca

do Património à arte

No ensino não presencial, estão a decorrer algumas atividades quer no 1º quer no 2º ciclo. Uma delas é a ilustração de figuras do imaginário popular da Chamusca e muitas dessas figuras já saíram da imaginação dos nossos alunos… são gambozinos, bichos papões, João pestanas…

Comunicação 1ª fase_Fevereir_2021

Ensino Profissional

Atividades do curso de Multimédia

– Apesar do ensino à distância os alunos de Multimédia continuam a trabalhar no terreno fotografando o espaço solidário ‘ A Botica’. – Alunos do curso de multimédia em conjunto com a Câmara Municipal da Chamusca, desenvolveram calendários de mesa. Estes calendários encontram-se disponíveis para venda.